Consulado Virtual
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Consulado Virtual
Consulado Virtual
O Consulado Virtual pretende facilitar o acesso aos serviços da Administração Pública disponíveis nos consulados portugueses de uma forma rápida e simples.
O que é o Consulado Virtual?
O Consulado Virtual consiste num sistema que, via Internet, permite disponibilizar um conjunto de serviços e informações até agora apenas acessíveis directamente nos postos e secções consulares portugueses.
Quem pode usufruir do Consulado Virtual?
Todos os utentes dos serviços prestados pelos postos e secções consulares portugueses, em especial os nacionais residentes no estrangeiro e inscritos no posto ou secção consular da sua área de residência.
Quais as vantagens na utilização do Consulado Virtual?
Desde logo, no consulado virtual é possível realizar integralmente um conjunto de serviços/actos que anteriormente apenas podiam ser realizados fisicamente num posto consular ou secção consular. Adicionalmente, no caso de serviços/actos que exigem a presença física do cidadão, é possível no Consulado Virtual proceder à marcação do serviço/acto, enviando em simultâneo um conjunto de informações que possibilitarão uma tramitação mais rápida do serviço/acto e um atendimento mais rápido e eficaz, aquando da deslocação ao posto ou secção consular.
O que é possível fazer no Consulado Virtual?
No Consulado Virtual, sempre que o serviço não exija a presença física do cidadão no posto ou secção consular, é possível a realização integral do serviço/acto solicitado, devendo ser enviados pelo requerente os dados necessários à sua execução e efectuado o pagamento do mesmo.
Caso o serviço/acto solicitado exija a presença física no posto ou secção consular, será possível ao cidadão no Consulado Virtual proceder à sua marcação. Neste caso poderá ainda, adicionalmente, enviar antecipadamente a informação necessária ao seu processo, o que permitirá um atendimento e processamento do pedido mais célere aquando da deslocação ao posto ou secção consular.
Como sei o estado actual dos meus pedidos?
O Consulado Virtual disponibiliza uma área específica em que cada cidadão poderá a qualquer momento consultar o estado dos seus pedidos pendentes, bem como o histórico de pedidos já concluídos. Através do Consulado Virtual, o cidadão receberá as informações registadas pelo posto ou secção consular sobre as acções que são necessárias à conclusão do serviço/acto.
Como obtenho a documentação final referente ao serviço/acto que iniciei no Consulado Virtual?
Para os pedidos de serviços/actos em que tal seja aplicável (por exemplo, certidões ou certificados), os documentos finais são enviados para a morada indicada pelo cidadão aquando do pedido, ficando o serviço/acto concluído. Para os pedidos de serviços/actos que exijam a presença física nas instalações consulares do interessado, a documentação será entregue da forma habitual
Como é tratado o meu pedido de serviço/acto?
O pedido introduzido pelo cidadão no Consulado Virtual será tratado no posto ou secção consular da sua área de residência, da mesma forma que seria caso o cidadão se deslocasse ao posto ou secção consular.
Como efectuo o pagamento do serviço/acto?
Para os casos em que é exigido o pagamento do serviço/acto no Consulado Virtual, este é realizado através da utilização de cartão de crédito.
O pagamento através de cartão de crédito na Internet é seguro?
No Consulado Virtual, quando o cidadão realiza um pagamento é accionado o processo que verifica se o cartão utilizado é válido. Caso se confirme a sua validade, é verificada a identidade do cliente, recorrendo em tempo real ao Emissor do Cartão de Crédito. Este valida a identidade do cliente e informa o Consulado Virtual que o cartão utilizado para pagamento é legítimo. A protecção dada por este protocolo nomeadamente em compras de origem fraudulenta, é totalmente garantida. Adicionalmente, o Consulado Virtual encontra-se protegido por um certificado digital, que permite a identificação inequívoca no mundo virtual, a realização de trocas de informação com confidencialidade, a certeza de que as mensagens enviadas não são alteradas e uma total declaração da autoria de mensagens.
Como posso aceder ao Consulado Virtual?
Através de www.consuladovirtual.pt, o cidadão poderá aceder directamente ao consulado virtual, através da introdução do seu código de utilizador e respectiva palavra passe.
Como posso obter o meu código de utilizador e palavra passe?
O cidadão poderá iniciar o seu processo de registo através de www.consuladovirtual.pt, caso se encontre já inscrito num posto ou secção consular, sendo-lhe enviado para a morada indicada o código de utilizador e a palavra passe. Caso o cidadão não se encontre ainda inscrito no posto ou secção consular da sua área de residência, poderá através do mesmo site iniciar o seu processo de inscrição provisória.
O Consulado Virtual pretende facilitar o acesso aos serviços da Administração Pública disponíveis nos consulados portugueses de uma forma rápida e simples.
O que é o Consulado Virtual?
O Consulado Virtual consiste num sistema que, via Internet, permite disponibilizar um conjunto de serviços e informações até agora apenas acessíveis directamente nos postos e secções consulares portugueses.
Quem pode usufruir do Consulado Virtual?
Todos os utentes dos serviços prestados pelos postos e secções consulares portugueses, em especial os nacionais residentes no estrangeiro e inscritos no posto ou secção consular da sua área de residência.
Quais as vantagens na utilização do Consulado Virtual?
Desde logo, no consulado virtual é possível realizar integralmente um conjunto de serviços/actos que anteriormente apenas podiam ser realizados fisicamente num posto consular ou secção consular. Adicionalmente, no caso de serviços/actos que exigem a presença física do cidadão, é possível no Consulado Virtual proceder à marcação do serviço/acto, enviando em simultâneo um conjunto de informações que possibilitarão uma tramitação mais rápida do serviço/acto e um atendimento mais rápido e eficaz, aquando da deslocação ao posto ou secção consular.
O que é possível fazer no Consulado Virtual?
No Consulado Virtual, sempre que o serviço não exija a presença física do cidadão no posto ou secção consular, é possível a realização integral do serviço/acto solicitado, devendo ser enviados pelo requerente os dados necessários à sua execução e efectuado o pagamento do mesmo.
Caso o serviço/acto solicitado exija a presença física no posto ou secção consular, será possível ao cidadão no Consulado Virtual proceder à sua marcação. Neste caso poderá ainda, adicionalmente, enviar antecipadamente a informação necessária ao seu processo, o que permitirá um atendimento e processamento do pedido mais célere aquando da deslocação ao posto ou secção consular.
Como sei o estado actual dos meus pedidos?
O Consulado Virtual disponibiliza uma área específica em que cada cidadão poderá a qualquer momento consultar o estado dos seus pedidos pendentes, bem como o histórico de pedidos já concluídos. Através do Consulado Virtual, o cidadão receberá as informações registadas pelo posto ou secção consular sobre as acções que são necessárias à conclusão do serviço/acto.
Como obtenho a documentação final referente ao serviço/acto que iniciei no Consulado Virtual?
Para os pedidos de serviços/actos em que tal seja aplicável (por exemplo, certidões ou certificados), os documentos finais são enviados para a morada indicada pelo cidadão aquando do pedido, ficando o serviço/acto concluído. Para os pedidos de serviços/actos que exijam a presença física nas instalações consulares do interessado, a documentação será entregue da forma habitual
Como é tratado o meu pedido de serviço/acto?
O pedido introduzido pelo cidadão no Consulado Virtual será tratado no posto ou secção consular da sua área de residência, da mesma forma que seria caso o cidadão se deslocasse ao posto ou secção consular.
Como efectuo o pagamento do serviço/acto?
Para os casos em que é exigido o pagamento do serviço/acto no Consulado Virtual, este é realizado através da utilização de cartão de crédito.
O pagamento através de cartão de crédito na Internet é seguro?
No Consulado Virtual, quando o cidadão realiza um pagamento é accionado o processo que verifica se o cartão utilizado é válido. Caso se confirme a sua validade, é verificada a identidade do cliente, recorrendo em tempo real ao Emissor do Cartão de Crédito. Este valida a identidade do cliente e informa o Consulado Virtual que o cartão utilizado para pagamento é legítimo. A protecção dada por este protocolo nomeadamente em compras de origem fraudulenta, é totalmente garantida. Adicionalmente, o Consulado Virtual encontra-se protegido por um certificado digital, que permite a identificação inequívoca no mundo virtual, a realização de trocas de informação com confidencialidade, a certeza de que as mensagens enviadas não são alteradas e uma total declaração da autoria de mensagens.
Como posso aceder ao Consulado Virtual?
Através de www.consuladovirtual.pt, o cidadão poderá aceder directamente ao consulado virtual, através da introdução do seu código de utilizador e respectiva palavra passe.
Como posso obter o meu código de utilizador e palavra passe?
O cidadão poderá iniciar o seu processo de registo através de www.consuladovirtual.pt, caso se encontre já inscrito num posto ou secção consular, sendo-lhe enviado para a morada indicada o código de utilizador e a palavra passe. Caso o cidadão não se encontre ainda inscrito no posto ou secção consular da sua área de residência, poderá através do mesmo site iniciar o seu processo de inscrição provisória.
TIT@- Admin
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 28/11/2008
Idade : 61
Re: Consulado Virtual
boa partilha amiga.......
mtv2006- Moderadores
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Data de inscrição : 13/11/2008
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